Apresentação



As mudanças ocorridas na contabilidade nos últimos anos alterou o perfil do profissional contábil, demandando novas habilidades. Passou-se a exigir do contador um perfil analítico que permita acompanhar o processo de informatização que atualmente vive a contabilidade. Também nas últimas décadas o perfil dos estudantes de Contabilidade tem se modificado, com preferências por processos de ensino interativo, dinâmico, ativo e envolvente, com métodos que exigem o papel de protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

A geração atual de estudantes (Geração Z) vive conectada, seja nos seus smartfones ou nos seus computadores e tablets. Diante deste novo cenário o professor e as instituições de ensino precisam se reinventar para que as aulas despertem a atenção destes alunos cada vez mais inquietos e informados.

Como saída, foram adotados como meio de ensino os sistemas de contabilidade profissionais, utilizados nas empresas e escritórios de contabilidade, porém estes sistemas executam automaticamente todos os comandos que deveriam ser pensados e elaborados pelos alunos. Ou seja, o estudante não aprende como se chegou aos resultados, pois foi o sistema que processou tudo automaticamente.

Como forma de tornar o ensino da contabilidade dinâmico, interativo e desafiante desenvolvemos o ACCOUNT – Contabilidade Didática. O Account é um sistema que utiliza uma metodologia para o ensino da contabilidade que se preocupa EXCLUSIVAMENTE com a didática no ensino da Contabilidade, fazendo com que o aluno execute todas as tarefas relacionadas ao processo contábil. Ou seja, nenhum procedimento é realizado automaticamente dentro do programa, como acontece no software profissional de contabilidade.

Por se tratar de um sistema desenvolvido exclusivamente para utilização didática, todos os erros cometidos pelo aluno durante a resolução dos exercícios são notificados, porém sem a indicação da solução correta, cabendo ao próprio estudante interpretar o erro e solucioná-lo. Isso possibilita que o aluno exercite o raciocínio contábil e desenvolva o raciocínio analítico, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.

Os exercícios são desenvolvidos dentro do sistema em níveis/etapas, não sendo permitido seguir para a próxima etapa sem concluir corretamente a etapa atual. Isso faz com que o aluno se sinta desafiado e engajado a resolver corretamente o exercício. Como se estivesse em um jogo, ao mesmo tempo que está aprendendo contabilidade!


O ACCOUNT mantém o aluno conectado 24 horas por dia com a Instituição de Ensino!

Além de utilizar o ACCOUNT nos laboratórios de informática da Instituição nas aulas práticas, o aluno recebe uma licença de uso do programa utilizá-lo no seu computador pessoal, permitindo assim que ele continue os seus estudos em qualquer lugar e a qualquer momento.


Importante:
O ACCOUNT não se propõe de forma alguma a eliminar da Instituição de Ensino o sistema profissional de contabilidade. O sistema profissional deve continuar a ser utilizado para mostrar ao estudante as ferramentas que ele encontrará no mercado de trabalho.